Make your own free website on Tripod.com
HINÁRIOS

HOME

Links relacionados
Hinários antigos
Hinário Alemão
Hinários em Português
Otto Kuhr
Joseph Hohl
Hans Wiemer
Wilhelm Fugmann
Hans Müller
Rudolf Becker
Hans Wiemer

Hinos da Igreja Evangélica. 1945

hanswiemer.jpg

Hans Wiemer nasceu aos 08 de fevereiro de 1909 em Werdohl (Westfália, Alemanha). Ele foi enviado ao Brasil em 1931. Foi pastor em Perdizes, SC, de 1932-33, depois assumiu o pastorado em Itoupava Central, de 1933-39, de onde mudou para Petrópolis, RJ, como sicessor do P. Joseph Hohl.
Em conseqüência da onda nacionalista de 1939 o pastor Wiemer com a família foi obrigado a sair da casa pastoral. A casa, a escola e o pátio da igreja foram ocupados pela delegacia do DOPS. "Nessa tribulação nasceu o nosso novo hinário..." diz o P. Wiemer mais tarde.

Wiemer hinário.gif

O hinário editado em 1932 pelo P. Joseph Hohl serviu como ponto de partida para o hinário do P. Hans Wiemer. Com trabalho minucioso ele fez uma revisão rigorosa. Adaptou alguns hinos, e acrescentou outros. Para a editoração e impressão recebeu o apoio decisivo do presidente da Comunidade Evangélica de Petrópolis, o Sr. Benno Kersten. E assim recebemos em 1945 um novo e belo hinário, o único entre as edições pioneiras que, além das letras, também trazia as notas das melodias.
Esse hinário foi usado em Petrópolis e Juiz de Fora (Mariano Procópio) até 1955, o ano em que o P. Hans Wiemer transferiu-se para o Rio de Janeiro, após ter sido eleito Presidente do Sínodo Evangélico do Brasil Central.
Com esse hinário o P. Wiemer deu uma valiosa colaboração à Comissão do Hinário da Federação Sinodal, que, a partir de 1955, editou as edições provisórias dos "Hinos Evangélicos".