Make your own free website on Tripod.com
HINÁRIOS

HOME

Links relacionados
Hinários antigos
Hinário Alemão
Hinários em Português
Otto Kuhr
Joseph Hohl
Hans Wiemer
Wilhelm Fugmann
Hans Müller
Rudolf Becker
Wilhelm Fugmann

CANTATE. Liturgia e Hymnos. 1932

wilhelmfugmann.jpg

Wilhelm Fugmann nasceu em Wieset (Baviera) em 31 de março de 1886, formou-se no seminário luterano em Neuendettelsau. Em 1909 foi ordenado como pastor para trabalhar no Brasil. De outubro de 1909 até sua aposentação em 1953 ele cuidou das Comunidade Evangélica em Ponta Grossa, PR. Inicialmente era pastor-auxiliar do P. Otto Kuhr Senior, mais tarde como pastor e professor.
Em 1917, em decorrência da Primeira Guerra Mundial, a escola foi fechada e a pregação em língua alemã proibída. Fugmann tentou contornar a situação, elaborando uma liturgia de culto em português. No decorrer dos anos, Fugmann se convenceu mais e mais de que nossa Igreja deveria adaptar-se à situação brasileira. No relatório da Comunidade Evangélica de Ponta Grossa de 1930 consta: "Nosso ideal deve ser: uma Igreja Luterana independente e brasileira."
Na época Fugmann era Presidente do Sínodo Luterano, e o cargo de secretário foi exercido pelo P. Hans Müller, que em junho de 1931 havia iniciado com cultos em português em Joinville, SC, usando liturgia e hinos traduzidos por ele mesmo.

CANTATEfugmann.gif

O "CANTATE. Liturgia e Hymnos" foi editado em 1932. E já no ano de 1933 seguiu uma 2ª edição, com 31 hinos, impressa em Ponta Grossa. No ano de 1938 veio ao lume uma nova edição ampliada, com 73 hinos, que pode ser considerada a 3ª edição, que contém o subtítulo "Liturgia, Hymnos e Orações para a Igreja e Família Evangélica." Esta foi impressa em Joinville, SC.

Voltar para a página de

Hans Wiemer

Próxima página

Hans Müller