Make your own free website on Tripod.com
HINÁRIOS

HOME

Links relacionados
Hinários antigos
Hinário Alemão
Hinários em Português
Otto Kuhr
Joseph Hohl
Hans Wiemer
Wilhelm Fugmann
Hans Müller
Rudolf Becker
Hans Müller

Hymnos da Igreja Lutherana. 1939

hansmüller.jpg

Hans Müller nasceu em Frankfurt/M, Alemanha, no dia 15 de agostro de 1892. Estudou teologia no seminário da cidade de Kropp (Schlsweig). Foi ordenado pastor em outubro de 1913, na Igreja de São Tomé em Leipzig.
Recém-formado chegou ao Brasil em 1913. Nos primeiros anos trabalhou em Joinville, SC, onde dedicou-se logo a estudar o português. A partir de 1919 assumiu o pastorado na comunidade de Estrada da Ilha. Ali também serviu como professor da Escola Primária, dedicando-se à instrução da juventude na área rural.
No domingo Cantate de 1926 ele foi instalado como pastor da Comunidade Evangélica de Joinville, onde trabalhou até o fim de sua vida. Em 26 de dezembro de 1939, não resistindo a uma forte pneumonia, Pastor Hans Müller veio a falecer, com apenas 47 anos de vida.

hinosmüller.jpg

Os primeiros 4 hinos traduzidos do alemão para o português pelo pastor Hans Müller foram publicados em 1932 no "CANTATE" de Wilhelm Fugmann, em Ponta Grossa, PR. Na 3ª edição do "CANTATE", em 1938, já se encontram 15 hinos traduzidos por H. Müller. Provavelmente, nesta altura, ele já estava trabalhando na edição do seu próprio hinário; pois em dezembro de 1939, poucos dias entes de sua morte, estando já hospitalizado, ele teve a felicidade de ver impresso o primeiro exemplar de seu hinário, com 132 hinos em português. (Veja foto ao lado).