Make your own free website on Tripod.com
Links relacionados
Hinários antigos
Hinário Alemão
Hinários em Português
Otto Kuhr
Joseph Hohl
Hans Wiemer
Wilhelm Fugmann
Hans Müller
Rudolf Becker
HINÁRIOS

Bem-vindo ao meu site de Hinariologia

O que me levou a interessar-me pela história dos nossos hinários?

Uma comissão de música sacra, formada por representantes dos Distritos Eclesiásticos da então Região Eclesiástica II, foi convocada para uma reunião na cidade de Itajai, SC, para o dia 1º de fevereiro de 1984, com o propósito de "estudar a filosofia, os objetivos e as tarefas do Departamento de Música Sacra" da IECLB. Tudo começou com esta reunião. Pois ali recebi a tarefa de relatar numa reunião futura sobre "Aspectos de Música Sacra nas Comunidades da IECLB", ou seja, um breve resumo histórico.
Na época nem sabia por onde começar. Mas certo dia, folheando no livro "Brasilien und Wittenberg" de Ferdinand Schroeder, encontrei a nota: "Em Santa Maria do Mundo Novo, RS, o hinário da Baviera foi substituído pelo hinário de Berlim." Esta frase foi o toque inicial para começar a colecionar mais subsídios sobre os hinários usados na IECLB.

Logo fui a procura dos dois hinários citados. E, além deles, encontrei vários outros hinários antigos do século 19. Com cada detalhe encontrado aumentou o interesse. Era como uma cachaça.
Seguiram-se visitas a arquivos de municípios e de paróquias, e pesquisas em crônicas de comunidades evangélicas. As visitas aos membros da minha paróquia foram aproveitadas para sondar o que sabiam sobre hinários. Além disso começou uma vasta correspondência com pessoas que podiam contribuir algo sobre o tema. E finalmente, após alguns anos, tentei classificar os subsídios colecionados.

Visite as páginas seguintes, e encontrará um breve resumo do resultado da pesquisa.

Se quiser saber mais detalhes, comunique-se conosco pelo endereço: